Pular para o conteúdo principal

Apresentação na SEMEX 2018

Data: 03.10.18
XVI CONGRESSO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI- UFSJ
Semana de Extensão Universitária- SEMEX
PROGRAMA: CENTRO DE REFERÊNCIA DA CULTURA POPULAR- QUINTO ANO DE CONTINUIDADE

Equipe: Angelica Santos Jéssyca Carvalho Isabela NogueiraAline Andrade
Coordenadora: Gloria Ribeiro
Vice- coordenadora: Zandra Coelho de Miranda
Objetivo central: Tematizar cultura e cidadania, por meio de oficinas que celebram as raízes afrobrasileiras, a cultura popular, e que possibilite geração de renda.
O que é o Centro de Referência da Cultura Popular? É um espaço que se destina especificamente à criação de um museu que celebre a memória e a Cultura popular dos moradores do Alto das Mercês (Em atendimento ao pedido feito por carta, pelo doador do Casarão Fortim dos Emboabas, Almirante Max Justo Guedes).
Entedemos que o habitar é estar no exercício de uma existência, é permitido ser o que se pode ser à medida que se vive, e se cultiva as manifestações de ser e estar sobre a terra. De maneira nenhuma, nem o mundo, nem o ser está feito – e é esse o aspecto mais relevante da existência humana: ela é puro movimento de criação e, por isso mesmo, processo contínuo de recriação de mundo (Heidegger, Construir, Habitar e Pensar).
Importância da Cultura: cultivar aquilo que é próprio da existência humana, as manifestações de ser e estar sobre a terra.
O que nos importa? E nos implica nesse processo? São as vidas que nos importam!
Extensão por amor 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina "Confecção de brinquedos com material reciclado"

Oficina de brincadeiras africanas: Mamba-negra

Dia 11.06.2018 Local: Escola Municipal Maria Teresa Temática: Brincadeiras Africanas: mamba -negra A partir de uma conversa sobre diferentes brincadeiras que são típicas de diferentes lugares, refletiu-se sobre como o ambiente local interfere no jeito de brincar. Em seguida, conheceram uma brincadeira chamada mamba, inspirada na cobra mamba-negra, típica da África (que é uma das cobras mais rápidas e perigosas do mundo). Nesta oficina, as crianças aproximaram-se de um jogo de raiz africana, além de trabalharem: cooperação, coletividade, percepção de si e do outro, e psicomotricidade

Oficina: "Construção de jogos africanos: SHISIMA"

Data: 07.11.2017        Local: Escola Municipal Maria Teresa Nesta atividade foram apresentadas a história e a tradição do jogo africano SHISIMA às crianças. A partir disso, propôs-se que, em duplas, construíssem suas versões do tabuleiro, respeitando as regras do jogo e sua história.