Pular para o conteúdo principal

Oficina "Boneco Homem-Beta"

Produto final da oficina

Adicionar legenda




Descrição: A oficina vai precisar de EVA colorido, tesoura, tecido colorido, cola quente, rolo de papelão, bola de isopor e caneta colorida para confecção do Homem Beta que é o super-herói das crianças do Alto das Mercês.
Tendo em vista que o mundo imaginário só existe mediante a relação com a realidade vivida, o CRCPMJG, vem trabalhando com a valorização do personagem Homem Beta, que é fruto das oficinas “Dando asas à imaginação I e II”.  O super-herói representa um homem de vida dupla que durante o dia é gari e à noite se transforma em herói que retira os lixos das betas, luta contra o caos e toda desordem do bairro Alto das Mercês, fazendo do bairro um espaço mais asseado e harmônico.
Justificativa: A o oficina pretende ressaltar o protagonista Homem Beta, pois ele aponta vários problemas estruturais vivenciados pelos moradores do Alto das Mercês.
A atividade pretende firmar a criticidade das crianças que identificaram o dilema das betas, antigas minas de ouro, que forneceram significativos minérios para cidade de São João del Rei, entretanto, atualmente representam verdadeiro lixão, além de serem praticamente ignoradas pelo poder público. Consequentemente os moradores sofrem pelos agravos socioambientais propiciados pelo descaso.
Objetivo geral: Na atividade, as crianças desenvolvem questões patrimonias, uma vez que deixando aflorar o sentimento de pertencimento ao bairro em que moram, começam articular formas de melhorá-lo cada vez mais, mesmo que seja no campo imaginário, que ressalta os desejos ocultos dos viventes.
A oficina também desenvolve questões cognitivas de valor criativo e habilidade manual em prol da materialização de um personagem que até então, caminhava pelo cenário fantasioso, tendo a forma e trejeitos particulares de cada criança que participou de toda elaboração de tal personagem.
Metodologia:
-Atividade 1: Pedir para que as crianças rememorem a concepção do Homem-Beta;
-Atividade 2: Retratar a educação patrimonial, fazendo uma leitura da realidade que rodeia os moradores do Alto das Mercês;
-Atividade 3: Apresentar o Homem-Beta relativamente oficial, pois é fruto das oficinas anteriores;
-Atividade 4: Convidar os participantes para construir o boneco Homem- Beta.
 Cronograma:
 -Data: 10/12  Horário:  14:00 às 16:30
-Local: Fortim dos Emboabas
-Público Alvo: Moradores do Alto das Mercês



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina "Confecção de brinquedos com material reciclado"

Oficina de brincadeiras africanas: Mamba-negra

Dia 11.06.2018 Local: Escola Municipal Maria Teresa Temática: Brincadeiras Africanas: mamba -negra A partir de uma conversa sobre diferentes brincadeiras que são típicas de diferentes lugares, refletiu-se sobre como o ambiente local interfere no jeito de brincar. Em seguida, conheceram uma brincadeira chamada mamba, inspirada na cobra mamba-negra, típica da África (que é uma das cobras mais rápidas e perigosas do mundo). Nesta oficina, as crianças aproximaram-se de um jogo de raiz africana, além de trabalharem: cooperação, coletividade, percepção de si e do outro, e psicomotricidade

Oficina: "Construção de jogos africanos: SHISIMA"

Data: 07.11.2017        Local: Escola Municipal Maria Teresa Nesta atividade foram apresentadas a história e a tradição do jogo africano SHISIMA às crianças. A partir disso, propôs-se que, em duplas, construíssem suas versões do tabuleiro, respeitando as regras do jogo e sua história.