Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A CAPOEIRA

 Amanda Barbosa Veiga dos Santos.

Capoeira
Aprender a capoeira não é aprender a brigar
É aprender a luta de um povo
Que se expressou em movimentos físicos
Pela necessidade de liberdade
A liberdade de ser gente!
Aprender a capoeira é, acima de tudo, lutar
Pela liberdade do corpo e do espírito.

                                            Paulo Cunha, 1983.

No século XVI, o Brasil era colônia de Portugal e muitos africanos foram trazidos para trabalhar, principalmente nos grandes engenhos do nordeste brasileiro. A maior parte da população africana era mantida como escravos, apesar de também existirem africanos livres. As manifestações culturais africanas foram dificultadas no Brasil, pois os africanos eram separados da família, divididos em grupos de dialetos distintos para dificultar a comunicação e organização dos mesmos. Segundo Almir das Areias:

Porém, os negros nunca deixaram de lutar, e reagirem das mais diversas formas: desde a fuga incerta e o suicídio, até a morte do seu opressor imediato mesmo sabendo da consequência fatal desse ato – pois, ao contrário do que muitos pensam, os escravos nuncam aceitaram passivamente a escravidão, o que lhes faltava era condições propícias para a luta em massa e organizada. (AREIAS, 1989, p.12, 13)

Mesmo com todas as dificuldades, os africanos desenvolveram formas de proteção contra a violência, lembrando que os mesmos eram alvos de castigos, práticas violentas e repressões, realizadas pelos colonizadores brasileiros, uma destas formas de defesas foi a capoeira. A capoeira, então, nasceu com a necessidade de instrumento de autodefesa. Os africanos escravizados eram proibidos de práticar lutas então através dos movimentos de danças, ritmos, cantos e adaptação de luta surgiu uma arte marcial disfaçada de dança. De acordo, Mestre Pastinha: “Os negros africanos, no Brasil colônia, eram escravos e nessa condição tão desumana não lhes era permitido o uso de qualquer arma ou prática de meios de defesa pessoal que viessem pôr em risco a segurança de seus senhores (PASTINHA, 1988, p.28)”.

Considerada um dos instrumentos mais importantes da resistência física e cultural dos escravos brasileiros, a capoeira muitas vezes era praticada em campos com pequenos arbustos denominados capoeirão ou capoeira, assim o lugar que era práticado também serviu para denominar a luta.  Rego defende o significado da palavra capoeira como sendo: “atualmente são quase unânimes os tupinólogos em aceitarem o étimo caá, mato, floresta virgem, mais puêra, pretérito nominal que quer dizer o que foi e não existe mais”(REGO, 1968, p.21).  O berimbau era utilizado na capoeira para dar ritmo e servia também para comunicar a chegada de um feitor, ou seja, transformar a luta em dança. As principais funções da capoeira eram o alívio do estresse do trabalho, instrumento de autodefesa, manutenção da saúde física e da cultura. Para Capoeira: Temos agora uma ideia de como nasceu à capoeira: mistura de diversas lutas, danças, rituais e instrumentos musicais vindos de várias partes da África. Mistura realizada em solo brasileiro, durante o regime de escravidão, provavelmente em Salvador e no Recôncavo Baiano durante o século XIX”. (CAPOEIRA, 1998, p.34)
Com a Abolição da Escravatura em 1888, e a libertação dos escravos, surgiu um grande problema social: o país não tinha o interesse e nem como empregar toda mão-de-obra oriunda do cativeiro. Dessa forma, sem condições de trabalho, de sobrevivêcia, vagando pelas estradas e grandes centros, os negros se encontravam à margem da sociedade.  De acordo Santos e Barros, após a abolição, “muitos escravos foram largados nas ruas sem emprego e a capoeira foi um dos meios utilizados para a sobrevivência deles (BARROS & SANTOS, 2013, p.1)”. Areias salienta que:

Residindo nos morros e periferias, circulando normalmente nos locais de maior movimento da cidade, como portos, estações ferroviárias, mercados e feiras, os negros mal conseguiam um trabalho que lhes garantisse a sobrevivência. E com os berimbaus, pandeiros e reco-recos, enquanto não apareciam afazeres, os negros formavam suas rodas e vadiavam freneticamente no jogo da capoeira. A cena atraía os turistas e transeuntes dos quais era conseguido algum dinheiro trocado para leite, a farinha e o sagrado gole de cachaça. (AREIAS, 1989 p.29)

A capoeira em 1890 foi considerada “fora da lei” pelo antigo Código Penal da República, no capítulo que tratava dos vadios e capoeiras. O artigo 402 dizia sobre a penalidade de dois a seis meses de prisão para quem se atravesse a praticar a capoeira.  Segundo Rego :

Fazer nas ruas e praças públicas exercício de agilidade e destreza corporal conhecida pela denominação capoeiragem: andar em carreiras, com armas ou instrumentos capazes de produzir lesão corporal, promovendo tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal. (REGO, 1968, p.292)

Na década de 1930, Getúlio Vargas tomou o poder, derrubando o presidente Washington Luís. O mestre Bimba conceituado capoeirista brasileiro apresentou a capoeira para o presidente, assim com o contexto político favoravél a prática passou a ser legal. De acordo Areias:

Em 1932, nesse contexto político, Getúlio Vargas libera uma série de manifestações populares e dentro estas a capoeira. Contudo, o ato do grande estadista nada teve de “bonzinho” ou gratuito; foi antes de tudo um ato político, uma forma estudada de liberar as “válvulas de escape” da população marginalizada, angariando dela a sua simpatia, ao mesmo tempo que é uma forma de exercer um controle sobre estas manifestações e sobre os atos dos seus praticantes, eliminando assim, a incoveniência da desordem e determinando regras e normas para a sua prática. (AREIAS, 1989, p.63)


Mello (1996) salienta que a primeira academia a ensinar a capoeira formalmente foi estabelecida por Manoel dos Reis Machado em 1932, também conhecido como Mestre Bimba importante personagem na história da capoeira.

Atividades

1)      O que significa a palavra capoeira?
2)      Como a capoeira chegou ao Brasil?
3)      Como a capoeira era utilizada?
4)      Qual a importância da capoeira?
5)      Quando e por que a capoeira foi proibida?
6)      Qual instrumento era utilizado para avisar que o feitor estava chegando?
7)      Qual o nome do mestre que fundou a primeira academia de capoeira?
8)      O que você achou mais interessante no texto? Compartilhe!!



Referências

AREIAS, Almir das. O que é capoeira. 3 ed São Paulo: Brasiliense, 1983. 113 p. (Primeiros passos; 96).
CAPOEIRA, Nestor. Capoeira: pequeno manual do jogador. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.
MELLO, André da Silva. Esse nego é o diabo, ele é capoeira ou da motricidade brasileira. Revista Discorpo, São Paulo, n. 6, p. 29-39, 1996.
PASTINHA, Mestre. Capoeira angola. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1988. 78p.
REGO, Waldeloir. Capoeira angola: ensaio sócio etnográfico. Salvador: Itapuã, 1968.
SANTOS, Leonardo José Mataruna dos; BARROS, Luciana de Oliveira. O histórico da capoeira: um curto passeio da origem aos tempos modernos. Revista digital, Buenos Aires, ano 4, n. 15, ago. 1999. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/>. Acesso em: 25 jul. 2013.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oficina "Confecção de brinquedos com material reciclado"

Oficina de brincadeiras africanas: Mamba-negra

Dia 11.06.2018 Local: Escola Municipal Maria Teresa Temática: Brincadeiras Africanas: mamba -negra A partir de uma conversa sobre diferentes brincadeiras que são típicas de diferentes lugares, refletiu-se sobre como o ambiente local interfere no jeito de brincar. Em seguida, conheceram uma brincadeira chamada mamba, inspirada na cobra mamba-negra, típica da África (que é uma das cobras mais rápidas e perigosas do mundo). Nesta oficina, as crianças aproximaram-se de um jogo de raiz africana, além de trabalharem: cooperação, coletividade, percepção de si e do outro, e psicomotricidade

Oficina: "Construção de jogos africanos: SHISIMA"

Data: 07.11.2017        Local: Escola Municipal Maria Teresa Nesta atividade foram apresentadas a história e a tradição do jogo africano SHISIMA às crianças. A partir disso, propôs-se que, em duplas, construíssem suas versões do tabuleiro, respeitando as regras do jogo e sua história.