Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2019

Oficina: Contos Africanos

No dia 10 de Maio, iniciamos nosso encontro preparando com as crianças um lanche com pipoca e suco para depois começar nossa contação de história. A partir do conto africano “O homem sem sorte” , os participantes foram convidados a imaginar a história, a relacionar com a vida diária, e a comentar sobre a percepção que o conto trouxe para cada um deles. Ao final coloriram desenhos dos personagens do conto, e avaliaram a atividade no nosso Cantinho do Emoji. Cantinho do Emoji - momento de feedback sobre a oficina

Oficina: Arte em cerâmica

Durante os dias 03 e 07 de maio, os dois núcleos do Centro de Referência de Cultura Popular (Museu de Vivências e  Museu do Barro ), realizaram em conjunto oficinas com argila. Enquanto as crianças estabeleciam o contato com a cerâmica e com os outros materiais, foram ensinadas técnicas de belisque. Ao dar forma às peças, a atividade estimulou a criatividade, a interação entre os participantes, e a exploração do barro e da imaginação. 

Oficina: O olhar sobre o território

No dia 26 de abril, a partir da pergunta disparadora “Como você vê o Fortim?” os participantes foram convidados a elaborar desenhos do casarão e a comentar sobre eles. Com muita tinta e criatividade, pudemos ver o olhar das crianças sobre esse território e as relações que ali são construídas.

Oficina: A doce maneira de ser humano

Nos dias 12 e 16 de abril realizamos a atividade “A doce maneira de ser humano”, com foco no público de  crianças a partir de seis anos.  A partir da confecção conjunta de doces de leite em pó, propusemos um momento de integração e reconhecimento do grupo, no qual cada participante se apresentava aos demais e oferecia o doce que produziu a um colega. A troca de experiências com essas crianças é o que verdadeiramente adoça nossos dias!

Estamos de volta!

A equipe do Centro de Referência da Cultura Popular Max Justo Guedes - Núcleo Museu de Vivências reinicia suas atividades no ano de 2019. Após reuniões para planejamentos de oficinas e integração de novos membros, estamos de volta ao Fortim dos Emboabas com oficinas às terças a partir das 09h e às sextas a partir das 14h . Nossa missão é abrir horizontes e contribuir para a preservação do patrimônio imaterial e da memória da cultura popular. Acompanhe nossa página no Facebook e nosso blog para ficar por dentro de nossas atividades!